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O que é branding e como ele pode ajudar a sua empresa

Branding é um termo em inglês que não possui uma tradução exata para o português, mas que vem ganhando cada vez mais espaço na vida do empreendedor brasileiro que busca entender o que é e como ele pode ajudar o seu negócio.

Como branding não possui uma tradução exata, o mais aproximado que chegamos do seu significado é algo como a estratégia da marca de maneira ampla, que entende a marca como o principal ativo de uma empresa. Com isso, o papel do branding é criar uma imagem de marca que agregue cada vez mais valor para a empresa.

Qual a diferença entre Branding, Logotipo e Identidade Visual

Mas antes de nos aprofundar sobre como o branding funciona, vamos entender em que momento ele entra em cena e qual a diferença entre branding, logo e identidade visual.

O logo, ou logotipo, ou logomarca, como preferir chamar, é a assinatura visual de tudo o que a sua empresa representa, a síntese visual de tudo o que o consumidor acha de você. Fazendo uma analogia com pessoas, afinal, é com elas que desejamos falar, o logo é como se fosse o nosso rosto e características físicas, a personificação visual de tudo o que somos.

A identidade visual, por sua vez, é como se fosse o estilo de cada um, a forma de vestir, o corte de cabelo, cores que gostamos de usar, acessórios que ajudam a nos identificar. No caso da marca, a identidade visual define o estilo visual de apresentação daquela empresa. Cores, fontes, texturas, estilo de fotos, etc, facilitando assim, a identificação do público com os materiais da marca.

Já o branding, se utiliza do logo e da identidade visual para expressar sua estratégia, que em nossa analogia, seriam nossas características emocionais e de identidade, que faz de cada pessoa única, desde valores e princípios morais, até o tom de voz, risada, trejeitos, etc. O branding define e permeia a personalidade da marca, e isso, assim como nos relacionamentos humanos, conquista as pessoas.

O marketing fecha com chave de ouro o processo de comunicação de uma empresa, afinal, o papel dele é amplificar o alcance dessa marca, apresentando sua personalidade para o maior número de pessoas possível.



Quando objetivo da marca é criar um legado, uma marca sólida e duradoura com fãs e consumidores fiéis, ela deve investir em cada etapa para a construção da personalidade da marca (logo, identidade visual e branding).

Como o branding funciona

O branding atua abraçando a marca como um todo, pensando e repassando todas as características que vão cativar o público, desde o posicionamento da marca até o tom de voz, para cada indivíduo que representa a empresa.

Quando o cliente entrar em contato com a marca, ele deve ter uma comunicação única, tendo a sensação de falar com pessoas que realmente entendem a marca e se sensibilizam com o problema ou necessidade do cliente.

O branding está em cada pequeno detalhe da comunicação da empresa, passando pelo RH, setor comercial até chegar no marketing e falar para fora da empresa. A estratégia da marca deve acontecer de dentro para fora. Mas atenção, o branding só funciona, se ele for verdadeiro. Construa a sua marca em cima de características verdadeiras, pois caso contrário, a estratégia de marca ao invés de alavancar seu negócio, vai afundá-lo ainda mais rápido, pois o consumidor se sentirá enganado.

Quando a empresa deve investir em branding?

Sempre! O branding deve estar presente desde o nascimento da marca, para que seja real, verdadeiro e faça sentido para o consumidor. E ao contrário do que todos pensam, branding não é uma estratégia só para grandes marcas que investem milhares de reais todos os meses em marketing, branding é para todo e qualquer negócio, pois ele é a essência da sua marca.

Para conseguir resultado concretos com a estratégia de marca, o ideal é contar com uma equipe profissional que pode te ajudar nessa etapa. Nós podemos te ajudar, afinal, nosso papel é criar marcas de verdade e democratizar a estratégia de tornar essa marca, única. Vem falar com a gente.




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